ANSIEDADE
Hoje em dia quem não é um pouco Ansioso? Todos nós! Em tempos da internet, tudo é pra ontem! Além disso, as grandes exigências da vida são um das maiores fontes de Ansiedade. Atualmente, não há lugar para o fracasso, para o erro, fragilidades, incertezas, faltas... não podemos admitir dúvidas, medo, tristeza, o não saber. Toda essa cobrança e exigência tem provocado muita Ansiedade, pois sempre falta alguma coisa, a gente se sente em falta, em dívida, em déficit o tempo todo.
Quais são os principais sintomas da Ansiedade?
Os sintomas mais comuns do Transtorno de Ansiedade Generalizada são:
-
angústia (sofrimento psíquico);
-
distúrbio do sono (insônia) e alimentar (falta ou excesso de apetite);
-
dificuldade de concentração;
-
disfunção erétil (ejaculação precoce ou impotência);
-
redução da libido;
-
desarranjo intestinal;
-
dificuldade na digestão;
-
inquietação constante;
-
dificuldade de relaxar, de se desligar, tensão muscular, entre outros.
Boa parte desses sintomas pode trazer muitos prejuízos à nossa vida, e, um bom acompanhamento psicológico pode ser uma das formas mais eficazes de tratamento.
Transtorno de Ansiedade Generalizada é a mesma coisa que Crise de Ansiedade?
Não, numa Crise de Ansiedade, os principais sintomas são:
-
palpitações cardíacas, sudorese (suor excessivo), tremores;
-
sensação de asfixia (falta de ar);
-
dor forte no peito, náusea;
-
sensação/ medo de ficar louco;
-
pensamentos obsessivos;
-
medos irracionais incontroláveis;
-
vontade de sair correndo;
-
sensação de desemparo.....
É possível controlar a Ansiedade sem medicação? A psicoterapia pode "curar" meus sintomas da Ansiedade?
Sim, a psicoterapia pode ajudar na redução ou controle dos Sintomas da Ansiedade, mesmo sem o uso de medicação! Na minha experiência clínica - mais de 18 anos, tive a felicidade e o privilégio de tratar de alguns pacientes - agradeço pela confiança - com queixas de Ansiedade, que chegaram com alguns sintomas como dificuldade de concentração, perda de memória, desânimo generalizado/ indisponibilidade acentuada, distonia muscular, síndrome do intestino irritável (diarreia), insônia, náusea, queda de cabelo, prurido (coceira), dermatite seborreica (caspa), entre outros. Juntos, em parceria, eu e o paciente trabalhamos no processo de análise e os sintomas foram cedendo até não mais incomodar o paciente, mesmo sem o uso da medicação.
Portanto, sim, podemos considerar que houve "cura" desses sintomas. Bem como a angústia e o desconforto psíquico foram acolhidos e cuidados ao longo do processo de análise. Eu até consideraria a psicoterapia bastante eficaz no tratamento da Ansiedade!