LUTO
Como é difícil viver um luto!
Talvez, uma das tarefas mais difíceis, mas ao mesmo tempo, uma das mais necessárias ao longo da vida!
Aqui eu não me refiro somente à perda de pessoas queridas, mas o luto que a vida nos impõe ao longo da nossa existência, são os mais diversos: um namoro/ casamento, um sonho/ projeto, um emprego, um animal de estimação, a juventude e também por morte de pessoas queridas.
Como lidar com tantas perdas ao longo da vida? Algumas delas, a gente sofre, mas dá conta sozinho, outras nos pega de calça curta.
Por que e quando buscar ajuda para superar um luto?
Essa dificuldade pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, perder uma pessoa muito amada, um parente muito próximo pode ser um processo muito mais lento e sofrido. A vida muda, perde o sabor, o colorido. A gente perde a vontade de fazer as coisas, nada tem graça, mal somos capazes de sentir prazer em coisas que, antigamente, eram prazerosas.
Somos tomados por diversos sentimentos e pensamentos. Vem o sentimento de culpa, tudo o que eu deveria ter feito com aquela pessoa e não fiz, vem a saudade, vem a raiva, tristeza, sentimento de impotência. Num segundo momento, vem o medo de esquecer o rosto da pessoa, vem a culpa de seguir vivendo.
É muito comum também, o luto se prolongar, demorar para passar e a gente se pergunta se é “normal”, se está deprimido(a)... quanto tempo dura um luto? Devo buscar ajuda?
Nem sempre se vive um luto patológico, mas em alguns casos, se trata sim, de um processo adoentado, nesse caso, um bom acompanhamento psicológico pode ajudar e muito!